A Companhia Resgarte é um projecto artístico dentro das artes de representação que visa através de suas acções criar um modelo exemplar que potencie e explore as Artes Cênicas junto dos artistas e seus públicos, estabelecendo uma identidade artística através do uso e aplicação de técnicas tradicionais e convencionais de Teatro, Resgatando os valores artísticos dando uma i d e n t i d a d e a um e s t i l o d e representação de alta qualidade técnica e artística.

 

Missão

No âmbito da sua missão, Resgarte tem como principais objectivos a criação e apresentação de espectáculos de teatro, dos vários géneros, segundo padrões de excelência artística e técnica, e a promoção do contacto regular dos públicos com as obras referenciais, clássicas e contemporâneas, do repertório dramático nacional e universal.

 

Objectivos Estratégicos

Desenvolver acções culturais que transcendam as fronteiras do País,

Possibilitando a divulgação do potencial cultural Angolano;

A internacionalização das actividades teatrais e o estabelecimento de uma relação de parceria exigente com o universo teatral universal desenvolvendo projectos que envolvem colaboração estrangeira, intercâmbios de produções com entidades congéneres de outros países e a organização ou participação em festivais internacionais.

 

Contexto Cultural e Educacional

Resgarte encontra-se aberto a comunidade e outras estruturas que pretendam tecer parcerias para realização de projectos e espectáculos que se integrem nos objectivos do seu projecto artístico e permitam o desenvolvimento de novos valores e estéticas teatrais. O projecto foi concebido para auxiliar a elevação cultural e educacional, utilizando o teatro como ferramenta pedagógica.

 

Contexto Social

Neste contexto visa Integrar, dinamizar e potenciar o cidadão e estruturas existentes nas áreas da cultura, do ensino, do associativismo, da criação, dinamizando a cultura e fortalecer a criação artística, numa ideia cada vez mais nacional e global.

Resgarte procura também contribuir para limitar assimetrias, sociais, mentais, culturais ou de iliteracia; estabelecendo o género dramático como ferramenta educacional e aplica-lo dentro do sistema educacional. Promover o intercâmbio e auxiliar na implementação de um estatuto jurídico para os profissionais das artes cénicas.